Alimentação rica em fibras ajuda a reduzir o sobrepeso dos pets

ImmunoWall® e Polpa de beterraba são alguns dos produtos da ICC Brazil que podem ser oferecidos aos animais de estimação

A presença de cães e gatos nos lares brasileiros aumenta a cada ano. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) mostrou que o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. A humanização dos animais domésticos, que acompanham a rotina de atividades físicas escassas, sedentarismo e excesso de calorias de seus donos contribuem para uma doença nutricional cada vez mais comum: a obesidade. Estima-se que cerca de 20% dos cães brasileiros estejam acima do peso recomendado.

Segundo Márcia Villaça, gerente Técnica de Vendas – Pet & Aqua da ICC Brazil, empresa brasileira especialista em ingredientes e aditivos à base de leveduras, a ingestão de fibras atua na saciedade e no esvaziamento gástrico, que estão diretamente relacionados a questões de sobrepeso do animal. “Ainda que os cães e gatos sejam vistos como animais carnívoros, o fornecimento de fontes de fibra na dieta, principalmente de cães, é um procedimento bastante comum. Isto se deve ao fato de as fibras atuarem de forma efetiva no processo digestivo, contribuindo para o controle de peso e bem-estar do pet”, diz.

A escolha de uma boa fonte de fibra é fundamental para a obtenção dos benefícios esperados. A polpa de beterraba, um produto da ICC Brazil, é tida como uma “super fibra” por ser de fermentação moderada com 2/3 de fibras insolúveis e 1/3 de fibras solúveis, sendo ambas de grande importância para o processo digestivo. “As fibras solúveis são viscosas e formam um gel que auxilia no esvaziamento gástrico, e estão relacionadas à produção de ácidos graxos de cadeia curta. Já as fibras insolúveis não formam gel e estimulam o peristaltismo (contrações musculares) evitando a constipação e também atuando no esvaziamento gástrico. Desta forma a polpa de beterraba é uma ótima alternativa para as mais diversas dietas de rações de cães e gatos, incluindo dietas light para animais com sobrepeso, pois atua diretamente na eficiência do sistema digestivo e o bem-estar”, explica Márcia.

Outro mecanismo paraotimizar o processo digestivo é por meio do uso de prebióticos à base de β-Glucanas e MOS, como o ImmunoWall®. Estes prebióticos atuam como imunomoduladores, evitando a colonização de bactérias patogênicas e, assim, mantendo o trato digestório sempre saudável, otimizando a digestibilidade dos alimentos e diminuindo o risco de sobrepeso. Estas fontes de fibras devem ser adicionadas em pequenas quantidades na formulação daração do animal.

Sobre a ICC Brazil

Há 25 anos, a empresa brasileira une pesquisa e biotecnologia, realizando estudos que comprovam os benefícios de aditivos à base de levedura em diversas espécies animais. Com um controle de qualidade rigoroso e acompanhamento em todas as fases de fabricação, fornece soluções inovadoras que visam à saúde e o desempenho animal, além da segurança alimentar. A ICC está presente em cerca de 50 países.