Cases ICC Brazil: resultados reais alcançados com a consultoria para fábrica de ração

Blog, Gestão de Fábrica

Confira como as informações compartilhadas pela equipe estão alimentando negócios com eficiência produtiva.

Seja para dar os primeiros passos ao iniciar a produção de ração, ou para ampliar os resultados das fábricas que já produzem ração peletizada. Em todos os casos, a Consultoria da ICC Brazil está pronta para ajudar negócios a potencializarem a produtividade e melhorar o desempenho zootécnico do animal.

A seguir, você conhecerá resultados de trabalhos realizados junto a Consultoria ICC Brazil, com aplicação dos aditivos tecnológicos como potencializadores da eficiência produtiva da fábrica e da durabilidade do pellet. Eles são apresentados por Françuele Alexandre de Medeiros, Consultor de Fábricas de Ração da ICC Brazil. (Para preservar as informações de nossos clientes, os nomes e demais dados não serão compartilhados neste case).

CASE 1: aplicação do emulsificante LIPOSORB® em melhoria na eficiência da dieta de aves

Neste trabalho de consultoria, houve a aplicação do emulsificante LIPOSORB® na dieta de aves (frangos de corte) em uma fábrica de ração na Argentina, em novembro de 2018. Na ocasião, buscou-se a melhor eficiência em ton/h com manutenção dos principais parâmetros de operação (amperagem, pressão de vapor e temperatura de condicionamento), pois a durabilidade do pellet (> 90%) e o percentual de finos (< 5%) já estavam em níveis satisfatórios para a empresa.

Com o incremento em 21,1% na eficiência e ton/h, houve os seguintes ganhos:

CASE 2: aglutinante BG Binder para melhorar durabilidade do pellet

Neste caso, houve a aplicação do aglutinante BG Binder na dieta de aves (frangos de corte) com elevada concentração de extrato etéreo total (> 10%) e alta inclusão de gordura livre no misturador (> 5%), em uma fábrica de ração de uma cooperativa no interior do estado de São Paulo – Brasil, em novembro de 2019. O objetivo principal era melhorar a durabilidade do pellet que se encontrava abaixo dos 64% em detrimento aos elevados índices de extrato etéreo e adição de gordura livre, algo bastante desafiador. Nesse trabalho, a aplicação do aglutinante BG Binder foi em 4 níveis, 0,5% que corresponde ao trabalho, apresentando o qual se tornou o mais viável economicamente, ainda com aplicação de 1% (PDI de 73,5%) aplicação de 1,5% (PDI de 75,4%) e aplicação de 2% (PDI).

Na ração controle, foi possível abrir em apenas 40% a válvula, gerando baixa vazão de vapor. Altas inclusões de gordura dificultam a penetração do vapor na partícula, ficando à superfície, e à medida que se tenta aumentar o grau de abertura da válvula, ocorre deslizamento entre rolos e matriz.

Ao aplicar o aglutinante, houve melhor aceitação do vapor, permitindo aumentar o grau de abertura da válvula adicionando mais vapor à ração. Em seguida, foi percebida maior absorção com maior temperatura, o que resulta em maior grau de umidade da massa condicionada. Também houve aumento de vazão de vapor, o significa maior absorção, mostrando que o vapor está penetrando à partícula que resulta em maior grau de aquecimento da ração, que resulta em maior temperatura.

E ainda foi percebido maior grau de umidade da massa condicionada, o que resulta em maior grau de gelatinização e em redução do percentual de abrasividade da massa quando em contato com os rolos e matriz, reduzindo assim o atrito, aumentando a fluidez pelos furos da matriz e obtendo em menor esforço mecânico do motor principal na fabricação.

Desta forma, houve menor atrito com maior fluidez da massa resulta em maior ton/h; menor atrito com maior fluidez da massa e maior ton/h resulta em menor consumo de kwh/ton de ração; menor atrito com maior fluidez da massa e maior ton/h resulta em menor consumo de kwh/ton de ração. Ao final, foram obtidos pellets de maior durabilidade e menores percentuais de finos.

Para potencializar ainda mais a produtividade, conte com a Consultoria ICC Brazil!

Ouça a voz da experiência! Entre em contato e conheça sobre soluções e a assessoria para todas as etapas da fabricação de ração, desde o recebimento de matérias-primas até a expedição. Acesse o site para saber mais e baixar agora o e-book exclusivo da Consultoria ICC Brazil: http://materiais.iccbrazil.com/gestao-de-fabrica-de-racao.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Publicado em 01 setembro de 2020