Como manter o EHP longe dos camarões e os negócios próximos das exportações?

Aquicultura, Blog

A ICC Brazil possui soluções para a nutrição animal livres de EHP, como ImmunoWall® e StarYeast®, acompanhando as necessidades dos produtores que querem aproveitar as oportunidades do mercado.

 

A Ásia é o berço da aquicultura: estima-se que as primeiras produções de peixes e frutos do mar datam 4 mil anos e foram desenvolvidas por chineses e egípcios. Ainda hoje, o continente segue como referência mundial na produção de pescados e frutos do mar, com a China liderando os rankings da aquicultura. Mas o mercado chinês está cada vez mais aberto para receber pescados do exterior, uma vez que o consumo tem aumentado no país nos últimos anos. Segundo a revista “Seafood Brasil”, as importações cresceram 44% em 2018, e com a Peste Suína Africana, a demanda interna tem aumentado ainda mais. Esta é uma oportunidade para os produtores brasileiros que desejam ampliar suas possibilidades.

Como você, produtor de camarão, está se preparando para este novo desafio?

Hoje, 174 estabelecimentos da China exportam pescados para o Brasil, mas somente 97 empresas brasileiras estão habilitadas a venderem para o país asiático. Isso porque existem diversos fatores que precisam ser atendidos para que as empresas tenham seus cadastros de exportação autorizados. Um deles diz respeito a questões sanitárias.

Alguns cuidados são primordiais para atender às exigências do mercado internacional. Além de cuidados com a água, que envolvem a captação, tratamento e o reuso, e infraestrutura, as fazendas precisam cada vez mais investir em tecnologias que garantam a biossegurança e mantenham as espécies livres de doenças.

 

Mantenha sua produção longe do EHP

O parasita microsporídeo EHP (Enterocytozoon hepatopenaei) afeta o hepatopancreas dos camarões, e apesar da doença não causar alta mortalidade, tem um grande impacto no crescimento e desempenho das produções dos animais. O EHP tem um histórico de ocorrências principalmente no Sudeste Asiático.

Uma das formas de contaminação de camarões com EHP é por meio de alimentos. E devido ao frágil sistema imunológico dos animais, não existem vacinas que impeçam o ataque deste parasita. Por isso, o combate à doença deve ser feito por meio de cuidados preventivos dos produtores e, principalmente, com muita atenção na qualidade do que os camarões estão consumindo em suas dietas.

Pesquisas recentes mostraram que mais da metade das matérias-primas de origem marinha da alimentação de camarões foram testadas e o resultado foi positivo para EHP em muitos países. Os produtores seguem em busca de opções seguras para a nutrição, de forma que não haja prejuízos para a saúde dos animais e para o consumidor final.

 

Estudo comprova que produtos da ICC Brazil são livres de EHP

Após testes baseados nos padrões internacionais de avaliações, foi comprovado que os produtos ImmunoWall® e StarYeast® da ICC Brazil são livres de EHP. Os resultados atendem às preocupações dos produtores de camarão e foram realizados em um laboratório de renome da Tailândia.

De acordo com as pesquisas, não foi detectada a incidência de EPH nos produtos ImmunoWall® e StarYeast® por nested-PCR, o que significa que eles são opções seguras do ponto de vista sanitário.

 

Saiba mais sobre o ImmunoWall® e StarYeast®

ImmunoWall®: é uma fonte natural de MOS e β-glucanos, derivado de uma densa parede celular de levedura purificada. Ele melhora a integridade intestinal e promove o equilíbrio da microbiota devido à sua eficiência em aglutinar bactérias patogênicas. Seus componentes intensificam o sistema imunológico.

StarYeast®: é uma levedura seca inativa derivada da fermentação de melaço de cana-de-açúcar. Além da alta palatabilidade, ele apresenta excelente perfil nutricional, com alta concentração de vitaminas do complexo B.

 

Além de ImmunoWall® e StarYeast®, a ICC Brazil possui em seu portfólio inúmeras soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura, produto no qual é pioneira no mercado. Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça: iccbrazil.com.br.

 

FONTES:

http://faec.org.br/novo/especialista-internacional-em-camarao-apresenta-maneiras-de-prevenir-e-cuidar-da-doenca-da-mancha-branca-e-mal-subito/

http://seafoodbrasil.com.br/chineses-dobram-compras-de-pescado-em-2-anos-mapa-discute-insercao

Compartilhe:

Publicado em 31 January de 2020