Conheça as principais novidades no processo de fabricação de ração peletizada

Blog, Gestão de Fábrica

A Consultoria ICC Brazil compartilha soluções que estão à frente das necessidades e vão elevar a produtividade da gestão. Confira!

Para manter sua gestão atualizada com as demandas e ajudar negócios a aproveitarem as oportunidades, a Consultoria ICC Brazil para fabricação de ração listou as principais novidades no processo de produção de ração peletizada. Confira informações compartilhadas pelo consultor Françuele Alexandre de Medeiros que visam potencializar a produtividade e manter os negócios à frente dos desafios do mercado.

Automação completa

Uma das tendências é a automação completa da operação da planta, onde o operador realiza qualquer ajuste de máquina e equipamento com um tablet ou aparelho com conexão wi-fi. A automação integrada promove um padrão, por meio das especificações pré-definidas para processo e produto.

Transporte pneumático

Os sistemas para abastecimentos dos silos de processos por transporte pneumático também auxiliam produções a elevarem a produtividade. Isso porque o transporte pneumático anterior ao misturador elimina os riscos de contaminação cruzada e perdas nas matérias-primas, posterior ao misturador, evita a desmistura, contaminação cruzada e mantém as características físicas das partículas/pellets.

Balança individual por matéria-prima dosada

Com uma balança individual por silo de dosagem, é possível aumentar o número de bateladas por hora, para desta forma obter maior grau de precisão de dosagem/pesagem, menor tempo para cada ciclo de batelada, e maior ton/h da linha.

Automação na troca de peneiras nos moinhos de martelos

Já com a troca automática de peneiras nos moinhos de martelos, é possível obter maior flexibilidade para setups de dietas com diferentes granulometrias, maior controle do DGM (diâmetro geométrico médio) com melhor DPG (desvio padrão geométrico), além de maior ton/h efetiva de moagem.

Retentor de ração com temperatura e tempo constantes

Ao manter o retentor de ração com temperatura e tempo constantes de 85°C por 4 min. para higienização da ração e eliminação de fungos e bactérias (Salmonella), ocorre a maior absorção de umidade, maior grau de gelatinização do amido e maior grau de sanidade da ração, eliminando fungos e bactérias tornando-a livre de contaminação por Salmonella.

Customização e automação de sistemas

Ter um sistema customizado para a troca rápida de matriz proporciona maior flexibilidade para setups de dietas com diferentes espessuras de pellets (mm) e taxas de compressão, e maior ton/h efetiva na prensagem. E um sistema automático de troca de rolos possibilita, além disso, menor desgaste de rolos e matriz e redução de desperdícios de energia elétrica.

Também é indicado sistemas para dosagem de líquidos pós pellets. Para adição de gordura livre no misturador, isso reduz os níveis de adição a 1%, melhorando a durabilidade do pellet para PDI >90%, para adição de enzimas e vitaminas, e elimina o risco de redução dos níveis nutricionais da ração.

E é importante contar com o sistema de resfriamento por ar do ambiente externo filtrado (limpo) ao fazer a separação de contaminantes antes do contato com a ração, para, desta forma, eliminar os riscos de recontaminação da ração pelo resfriamento através de ar poluído.

Vale ressaltar que resfriadores em dois níveis agilizam a troca de produto, eliminando os riscos de contaminação cruzada e aumentando a ton/h efetiva.

Outro sistema que faz a diferença nas operações é o de coletas de amostras e análises de umidades e PDI automáticas. Isso possibilita maior controle do processo, com maior ação sobre os ajustes necessários para atender ao padrão do processo e do produto. E, para encerrar, lembramos da expedição com balança robô duplo para agilizar o carregamento, que possibilita maior eficiência em ton/h transportada.

Para potencializar ainda mais a produtividade, conte com a Consultoria ICC Brazil!

Ouça a voz da experiência! Entre em contato e conheça sobre soluções e a assessoria para todas as etapas da fabricação de ração, desde o recebimento de matérias-primas até a expedição. Acesse o site para saber mais e baixar agora o e-book exclusivo da Consultoria ICC Brazil: http://materiais.iccbrazil.com/gestao-de-fabrica-de-racao.

 

 

 

 

Compartilhe:

Publicado em 02 setembro de 2020