Estresse Animal – Os primeiros dias de vida e a relação com a saúde

Blog, Pet

As variações no sistema imunológico dos animais sofrem interferência por diversos fatores. O estresse animal é um fator que, em especial nos primeiros dias de vida afetam diretamente o desenvolvimento do sistema imune dos animais, que apresentam alterações nitidamente perceptíveis em exames laboratoriais.

Conceitualmente um estímulo estressor é aquele provoca alterações no eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal, alterando assim a homeostasia do animal. Fatores que podem ser gatilhos estressores são mudança de ambiente ou de ciclo social, por exemplo, troca de canil. Fome, frio ou calor, situações que provoque medo entre outros também irão provocar tal alteração, sendo então outros fatores considerados estressores.

Nas experiências in vivo é sempre feito o que cause menor trauma possível no animal, mas que gere um resultado aceito pela comunidade científica.

Para explicar melhor como funciona o impacto do estresse na saúde dos animais, é importante destacar o caminho que o estímulo provoca no sistema nervoso, ou seja, no cérebro do mesmo.

Ao chegar ao hipotálamo o estímulo nervoso provoca a liberação de corticotropina que por sua vez atua na adenohipófise e estimula a secreção de adrenocorticotrópico e β-endorfinas. Liberada na corrente sanguínea, a adrenocorticotrópico chega ao córtex adrenal e, dependendo da espécie, estimula a liberação de glicocorticóides. Além disso, acontece simultaneamente a ativação do sistema nervoso simpático que libera noradrenalina e adrenalina, chegando a medula espinhal.

Em um estudo realizado pela FMVZ – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP com 30 filhotes de Beagles, foi feita uma avaliação sobre o impacto do comportamento dos animais e seus respectivos e cariados sistemas imunológicos.

Pesquisa e Desenvolvimento - Ração mais Palatável

A ICC Brazil produziu um material para profissionais que querem ampliar seu conhecimento técnico sobre a importância da palatabilidade, nutrição animal, e de como isso reflete no fortalecimento do sistema imunológico dos pets. O conteúdo traz informações baseadas em experimentos científicos, realizados in vivo, e apresenta resultados comprovados e aprovados pela comunidade cientifica.

Investigación Y Desarrollo – Alimento Más Palatable

ICC Brazil ha producido un material para profesionales que desean ampliar su conocimiento técnico acerca de la importancia de la palatabilidad, la nutrición animal, y de cómo eso se refleja en el fortalecimiento del sistema inmunitario de los pets. El contenido proporciona información basada en experimentos científicos realizados in vivo, y presenta resultados comprobados y aprobados por la comunidad científica.

Research and Development - More palatable feed

ICC Brazil developed a material for professionals who wish to broaden their technical knowledge on the importance of palatability and animal nutrition, and how this reflects on strengthening the immune system of pets. The content brings information based on scientific in vivo experiments and presents proven and attested results.

Dito isso, vamos aos pontos de atenção com relação aos primeiros dias de vida, em especial nos pets.

Antes do desmame, muitos filhotes passam por algumas situações ainda no momento do parto. Passado esse primeiro estresse inevitável que é, nascer e respirar, o próximo grande impacto é a fase de desmame, que pode acontecer nos primeiros dias. Nesses casos é imprescindível em um ambiente limpo, nas primeiras vacinas e numa alimentação já suplementada para garantir uma saúde imunológica para o filhote.

O intestino é o termômetro da saúde dos animais de modo geral. Se o intestino estiver bem a chance de todo o organismo estar trabalhando em harmonia e sem infecções é grande. Porém, o contrário também vale!

Como já foi citado anteriormente o organismo do animal quando recebe um estímulo estressor sofre uma série de impactos e alterações cerebrais que liberam hormônios na corrente sanguínea. Todas essas respostas biológicas ao estímulo estressor impactam nas defesas do organismo. Logo, quanto mais cedo isso acontece mais vulnerável fica o animal, que, nos primeiros dias de vida ainda não tem todas as proteções imunológicas formadas.

As rações suplementadas com ImmunoWall são as mais indicadas para esta fase. Pela ação de estimular a atividade imunológica e por possuir propriedades de adsorção de micotoxinas, fazem do ImmunoWall um produto multifacetado. Entre seus benefícios para sistema imune dos animais está ainda a prevenção da colonização do trato intestinal; ação prebiótica, entre outros.

Compartilhe:

Publicado em 16 January de 2020

Quer saber mais?
Fale com um especialista!