Mês Mundial da Alimentação: a qualidade e sustentabilidade da produção reflete na dieta mundial

Blog

Saiba como os produtos inovadores da ICC Brazil contribuem com os avanços da cadeia animal e seus consumidores.

No mês de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, que foi criado pela FAO (Fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para promover a conscientização sobre dietas saudáveis e um mundo livre da fome. E para contribuir com esta reflexão, apresentamos como as soluções ICC Brazil são aliadas da produção de alimentos sustentáveis e de qualidade, contribuindo com o abastecimento da população mundial.

Relatórios recentes da FAO apontam que, quando tratamos de alimentação, os maiores problemas entre a população mundial são a obesidade e a fome. Enquanto a fome já afetou 821 milhões de pessoas em todo o mundo, a proporção de adultos obesos alcançou o equivalente a 672 milhões de adultos, além de milhões de pessoas que estão acima do peso.

Para combater estes números e reduzir as negativas estatísticas, especialistas observam a necessidade de segurança alimentar e nutricional, bem como de projetos de agricultura sustentável e mudanças de hábitos dos consumidores.

Outra importante luta na alimentação mundial é a redução do desperdício. Segundo a FAO, com essa prática é possível contar com mais alimentos disponíveis para os vulneráveis, além de alcançar uma redução nas emissões de gases do efeito estufa, obter menos pressão sobre os recursos terrestres e hídricos, aumentando a produtividade e crescimento econômico.

Saiba como a ICC Brazil contribui com a qualidade da alimentação mundial

A ICC Brazil colabora com a qualidade da produção de proteína animal e da alimentação mundial, oferecendo produtos com alta eficácia no controle de patógenos e na diminuição da contaminação, proporcionando ganhos de produtividade, bem-estar animal e mais sustentabilidade para os negócios, além de contribuir com refeições de alto nível nutricional à mesa dos consumidores.

E estes produtos podem ser incluídos em dietas e produções orgânicas, além de agregarem mais sustentabilidade à cadeia, por serem desenvolvidos a partir da levedura da cana-de-açúcar, reaproveitando um conteúdo que seria descartado pelas usinas.

Durante o processo de fermentação da cana para produção do etanol, o creme de levedura passa por uma etapa específica, originando diversos produtos do portfólio ICC Brazil. Podemos citar as leveduras secas e inativas, nas quais sofrem um processo de secagem e não sofrem ruptura da parede celular, sendo fonte de vitaminas do complexo B, proteína e ácido glutâmico.

Há também as leveduras autolisadas que através da ruptura da parede celular disponibilizam seu rico conteúdo intracelular, e as hidrolisadas que, após a ruptura da parede, através de enzimas específicas conseguem oferecer os nucleotídeos e nucleosídeos livres. Por fim, temos as paredes celulares de leveduras, que possuem alta concentração de β-glucanas e MOS.

E a inovação acompanha a fabricação, sendo direcionada por pesquisas de mercado, onde são identificadas as necessidades dos produtores. A partir disso, são realizados testes em laboratórios, testes de campo, e avaliações de custo-benefício e dosagens para garantir a viabilidade e rentabilidade ao produtor.

Desta forma, fornecemos soluções inovadoras que visam o desempenho animal, saúde e segurança alimentar. Nossa missão é gerar valor para a cadeia de produção animal, com foco em ganhos de produtividade, biossegurança e bem-estar. Quer conhecê-las? Acesse agora nosso portfólio: https://www.iccbrazil.com/linha-produtos/.

 

FONTES:

http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1238704/

http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1302182/

 

 

 

Compartilhe:

Publicado em 28 outubro de 2020