Micotoxinas colocam em risco a produtividade da pecuária de leite

Blog, Gado de leite

ICC Brazil apresenta RumenYeast®, solução completa para saúde e nutrição de ruminantes que combate as micotoxinas e aumenta a produção de leite

O ano de 2020 começou em alta para os produtores de leite, com previsão de crescimento de 2% do setor neste ano (Embrapa, 2020). Alguns fatores contribuíram para o aumento do preço pago ao produtor como a menor disponibilidade de matéria-prima; alterações climáticas, como a última estiagem no Sul do país, principal região leiteira do Brasil; fatores externos, como a influência da Peste Suína Africana (PSA) no mercado, entre outros. Estes desafios foram sentidos no campo, refletindo na queda em produção, e aumento de concorrência. Com menor oferta do leite, os preços seguiram uma linha ascendente desde final de 2019.

No entanto, o atual cenário que estamos vivendo por conta do coronavírus tem gerado muita incerteza e divide opiniões de especialistas. Em curto prazo, o mercado lácteo pode não ser afetado e segue em ascensão, já que o leite e alguns de seus derivados são considerados como produtos essenciais pelos consumidores. No entanto, em médio prazo este cenário pode sofrer algumas alterações decorrentes da retração da economia e PIB (Produto Interno Bruto), que afetará o poder de compra dos consumidores. Além disso, devido às medidas referentes à prevenção do Covid-19, as empresas de serviço de alimentação têm sentido o impacto negativo no consumo de lácteos refrigerados, como queijos, que respondem por mais de 30% da alocação do leite nas indústrias.

Embora o cenário seja inédito e de instabilidade, é o momento que os produtores devem conciliar a qualidade com custo-benefício, para que seus produtos se tornem competitivos frente às dificuldades atuais do mercado. Assim sendo, manter a nutrição balanceada e se atentar aos cuidados com saúde e manejo são diferenciais para a lucratividade.

Não deixe as micotoxinas afetarem a produtividade da pecuária de leite

As micotoxinas ameaçam a produtividade da pecuária leiteira por todo o Brasil. Elas podem causar sérios efeitos tóxicos nos órgãos ou tecidos, comprometendo a fisiologia dos mesmos, bem como levar a um desequilíbrio da atividade microbiana ruminal e, consequentemente, impactar de forma negativa no desenvolvimento e produção animal.

Tais efeitos estão ligados à menor produção e qualidade do leite; distúrbios reprodutivos; redução da imunidade (por exemplo, resposta a vacinas e necessidade de agentes antimicrobianos para controlar doenças), além do aumento da incidência de doenças e da mortalidade.

Diversos estudos destacam, a cada ano, a presença de diferentes micotoxinas na alimentação oferecida aos animais. Os riscos e regulamentações referentes à nutrição animal são diferentes em cada mercado. Estima-se que 25% a 50% de todas as commodities produzidas no mundo estejam contaminadas. Em países em desenvolvimento esse número pode ser ainda maior.

Para controlar a presença das micotoxinas na produção de leite, a ICC Brazil apresenta RumenYeast®, solução completa indicada para a saúde e nutrição de ruminantes, composta por metabólitos de fermentação e parede celular de levedura (β-Glucanas + MOS). Este produto completo e único contém aproximadamente 21% de β-glucanas (provenientes da parede celular), que são conhecidas por adsorverem diversas micotoxinas. As β-glucanas, consideradas o esqueleto da parede celular de levedura, interagem com micotoxinas polares e não polares por meio de forças intermoleculares, como as ligações de hidrogênio e as forças de Van der Waals e são, posteriormente, eliminadas. A parede celular de levedura presente no RumenYeast® oferece uma ampla área de superfície de aproximadamente 3 bilhões m²/kg, o que maximiza a adsorção das micotoxinas.

Ao mesmo tempo que colabora com o combate às micotoxinas, RumenYeast® proporciona inúmeros benefícios na produção de leite, como melhora na qualidade e aumento na quantidade do leite, comprovado por dados de campo e estudos realizados em universidades e instituições de pesquisa no mundo todo. A solução da ICC Brazil diminui problemas com acidose, melhora a eficiência da microflora ruminal, otimiza a energia disponível e colabora com o bem-estar dos animais.

Quer conhecer mais soluções da ICC Brazil para produtores de leite?

Acesse em nosso site a linha completa de produtos que atendem às necessidades dos gados leiteiros: https://www.iccbrazil.com/linha-produtos/.

FONTE:

Embrapa. News. Pecuária de leite espera crescer cerca de 2% em 2020. 21 de Jan. de 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/49358451/pecuaria-de-leite-espera-crescer-cerca-de-2-em-2020. Acesso em: 02/04/2020

https://agora.folha.uol.com.br/grana/2020/02/carne-e-clima-fazem-leite-subir-36-no-brasil-e-coronavirus-pode-puxar-alta.shtml

https://www.iccbrazil.com/producao-de-leite/

Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. LeiteEPEA: Concorrência por matéria prima mantém o preço do produtor em alta. Esalq – USP, Piracicaba-SP.  30 de Mar., 2020. Disponível em: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/releases/leite-cepea-concorrencia-por-materia-prima-mantem-preco-ao-produtor-em-alta.aspx. Acesso em: 02/04/2020

Compartilhe:

Publicado em 20 abril de 2020