Obesidade Canina

Blog, Pet

Com uma nutrição balanceada é possível prevenir e tratar a obesidade canina que entra em estado de atenção diante do aumento dos casos

No Brasil, em 2016, cerca de 40% dos cães eram obesos. De acordo com a Vigilância de Fatores de Risco – Vigitel, no mundo são 59%. O sistema do Ministério da Saúde para Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT, trata a obesidade canina como questão de saúde pública.

Os sintomas, as consequências, os meios de prevenção e tratamento da doença para os caninos é bem semelhante aos dos seus tutores.

Causas da Obesidade

A obesidade canina é considerada uma doença crônica. Com influências externas e internas é uma doença que pode ser considerada multifatorial o que a torna mais complexa. Apesar disso, já se conhecem algumas causas e os estudos científicos continuam na busca por novas descobertas.

Encontrar o equilíbrio entre a quantidade de energia que se gasta em contrapartida com o que se consome é o primeiro passo para prevenir e tratar a obesidade.

  • Alimentação
  • Fatores Externos
  • Questões Genéticas
  • Doenças e Medicações
  • Falta de Atividade Física

Todos esses pontos são influenciáveis no contexto da obesidade e são pontos a serem observados para analisar onde iniciar um tratamento.

Pesquisa e Desenvolvimento - Ração mais Palatável

A ICC Brazil produziu um material para profissionais que querem ampliar seu conhecimento técnico sobre a importância da palatabilidade, nutrição animal, e de como isso reflete no fortalecimento do sistema imunológico dos pets. O conteúdo traz informações baseadas em experimentos científicos, realizados in vivo, e apresenta resultados comprovados e aprovados pela comunidade cientifica.

Investigación Y Desarrollo – Alimento Más Palatable

ICC Brazil ha producido un material para profesionales que desean ampliar su conocimiento técnico acerca de la importancia de la palatabilidad, la nutrición animal, y de cómo eso se refleja en el fortalecimiento del sistema inmunitario de los pets. El contenido proporciona información basada en experimentos científicos realizados in vivo, y presenta resultados comprobados y aprobados por la comunidad científica.

Research and Development - More palatable feed

ICC Brazil developed a material for professionals who wish to broaden their technical knowledge on the importance of palatability and animal nutrition, and how this reflects on strengthening the immune system of pets. The content brings information based on scientific in vivo experiments and presents proven and attested results.

Consequências da Obesidade

O organismo dos animais possui particularidades, mas quando o assunto é saúde a analogia com a “máquina” humana é inerente. Algumas deficiências nutricionais podem ser o gatilho para enfermidades, que se complicam e tornam-se doenças crônicas.

Algumas das consequências da obesidade levam ao:

  • Maior Risco de Câncer
  • Problemas Respiratórios
  • Propensão a Diabetes e Pressão Alta
  • Displasia Coxofemoral e Problemas Articulares
  • Sobrecarga do coração causando problemas cardíacos

Formas de Prevenção

A nutrição animal pode contribuir significativamente para prevenir muitas doenças, inclusive a obesidade. Além disso, está comprovado cientificamente que a alimentação adequada promove qualidade de vida e longevidade.

No caso dos cães saudáveis, dois anos é a expectativa de ganho a mais de vida, quando comparado a um animal obeso.

A alimentação balanceada é consequentemente mais nutritiva e previne muitos problemas de saúde. Isso não é um privilégio do organismo do ser humano. Uma dieta equilibrada e rica em fibras contribui significativamente como forma de prevenção além de ser fundamental para manter o organismo em pleno funcionamento, o que reflete na saúde e bem-estar dos pets.

A ICC Brazil possuí ingredientes e aditivos que podem ajudar no controle do sobrepeso. A polpa de beterraba, riquíssima em fibras e o ImmunoWall, aditivo natural a base de levedura presente em algumas rações da categoria premium contribuem significativamente para a digestibilidade da ração; Entre outros benefícios estimulam o metabolismo e a atividade imunológica dos pets, especialmente os caninos.

Compartilhe:

Publicado em 28 November de 2019

Quer saber mais?
Fale com um especialista!