Como aumentar a produção de leite na sua fazenda

Blog, Gado de leite

Para aumentar a produção de leite nas fazendas e consequentemente o lucro, é preciso conhecer alguns detalhes técnicos e operacionais da criação dos animais de produção

Uma fazenda que atue, exclusivamente ou não na produção e criação de gado de leite, tem como foco aumentar a eficiência produtiva do rebanho; isso refletirá em produção de leite e lucro para o produtor.

Como todo negócio, exige planejamento; que neste caso, vai desde a infraestrutura dos sistemas de confinamento aos cuidados nutricionais e de manejo. Para isso, ter o respaldo de uma assessoria, com profissionais da área de veterinária, agronomia e até mesmo engenharia civil vai contribuir substancialmente para desenvolver um bom projeto.

Bem-estar Animal e a Produção de Leite

Pode parecer óbvio, mas o ambiente adequado quanto a higiene e conforto da vaca terá papel importante na qualidade do leite que será produzido. Se o animal, por exemplo, passar por nível elevado de stress térmico sua produtividade cai a ponto de causar prejuízo financeiro que pode chegar na casa dos mil reais por vaca (por ano).

Ao passo que, em um ambiente preparado, com instalações e manutenções adequadas para que a produção aconteça de maneira tranquila e confortável, a produção de leite poderá aumentar consideravelmente.

Para saber qual o nível ideal para estes ambientes existe a necessidade de profissionais com expertise no assunto. Por meio de ferramentas específicas esses profissionais conseguem medir o nível de stress do animal, a temperatura e tantos outros fatores que determinam, cientificamente, o que vem a ser um ambiente saudável para a produção animal; como por exemplo, características biológicas (sucesso reprodutivo, produtividade, taxa de mortalidade, atividade adrenal, comportamento anômalo, etc).

Nutrição para Aumentar a Produção

Dietas com alto teor de amido ou concentrado causam problemas digestivos, de saúde e de produção, devido:

  • A Redução do pH do rúmen;
  • A Acidose ruminal e sistêmica;
  • O Aumento dos níveis de ácidos orgânicos;
  • O Aumento de bactérias produtoras de ácido lático;
  • Efeito negativo sobre o revestimento do rúmen, ocorrendo danos e/ou perda das papilas;

Todos esses danos, causados na parede ruminal geram uma redução crítica da absorção de AGV, resultando em uma porta de entrada sistêmica de microrganismos que pode levar à problemas de saúde e perda de desempenho animal. E ainda, redução da eficiência alimentar, da produção e qualidade de leite. Além de reduzir o ganho de peso, o que compromete outros aspectos além da produção leiteira.

Com o RumenYeast® é possível reverter este quadro. O rúmen é uma câmara de fermentação e todos os nutrientes por ele absorvidos dependem do equilíbrio de sua microbiota para que o animal desempenhe seu máximo potencial produtivo. Assim, quanto melhor alimentarmos a microbiota do rúmen, melhor será o desempenho animal.

RumenYeast® é uma escolha natural, funcional e pura para enfrentar os diferentes desafios da produção de leite e carne com eficiência produtiva.

Com a tecnologia pioneira 4SRY, RumenYeast® proporciona melhoria na digestibilidade da dieta, na integridade do trato gastrointestinal e na resposta imune, oferecendo saúde, bem-estar, segurança, eficiência e produtividade.

Especialmente em sistemas intensivos de produção, períodos de adaptação às dietas ricas em grãos, desafios sanitários e estresse térmico.

🐄 Saúde Ruminal;

🐄 Digestão Ruminal;

🐄 Saúde Intestinal;

🐄 Status Imunológico.

Conheça os resultados entregues pelo RumenYeast® em www.rumenyeast.com

Compartilhe:

Publicado em 28 setembro de 2023