Série Manejo Seguro: densidade de estocagem e reflexo na aquicultura

Aquicultura, Blog

Saiba mais sobre este fator determinante da aquicultura com informações de Liliana Borges e Melina Bonato, integrantes do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da ICC Brazil.

Você sabe como a densidade de estocagem influencia no desempenho produtivo dos peixes e camarões? A determinação da densidade de estocagem é um dos primeiros passos para aquicultores que querem investir em uma espécie, visando melhor produtividade por área e ao mesmo tempo evitando perdas por estresse animal. As Zootecnistas da ICC Brazil, Dra. Melina Bonato, Gerente de P&D, e Dra. Liliana Borges, Analista de P&D, abordam este importante tema da aquicultura na série “Manejo Seguro”. Confira as informações.

A densidade de estocagem é considerada um dos fatores determinantes para o potencial de crescimento dos peixes e camarões e está relacionada com a espécie de cultivo e fatores ambientais, sendo que para cada sistema de produção, existe uma densidade de cultivo ideal. A densidade de estocagem visa produzir em um menor espaço e menor período de tempo, garantindo a maior produtividade com qualidade. Alta densidade pode provocar estresse e mortalidade, já a baixa densidade caracteriza um aproveitamento deficiente da área disponível, podendo não gerar a rentabilidade esperada pelo piscicultor.

O adensamento influencia no comportamento dos animais, visto que pode ocorrer disputa por alimento, baixa disponibilidade de oxigênio, estresse, queda de imunidade, maior susceptibilidade a doenças e alta mortalidade. Altas densidades provocam redução de consumo e piora na conversão alimentar, o que consequentemente resulta em alterações bioquímicas e fisiológicas, responsáveis pelos efeitos negativos no crescimento e desempenho.

Essas alterações ocorrem como resposta ao estressor na tentativa de enfrentar o desafio imposto, como por exemplo, aumento da glicose sanguínea que resulta na diminuição do desempenho, pois a energia destinada ao crescimento é canalizada para compensar a situação desfavorável. Desta forma, as exigências nutricionais da espécie cultivada podem variar de acordo com as instalações e densidades de estocagem utilizadas, motivo este no qual o aquicultor deve estar atento ao comportamento dos peixes e camarões. Vale ressaltar que sistemas semi-intensivos e intensivos de produção demandam práticas de manejo bem conduzidas a fim de não alterarem os parâmetros fisiológicos e consequentemente, a produção animal.

A produção eficiente não significa atingir o peso máximo final, mas sim desempenho que pode ser produzido com uma conversão alimentar adequada, em um período curto e com peso final aceito pelo mercado consumidor. Assim, a densidade de estocagem ideal é representada pela maior quantidade de animais produzida eficientemente por unidade de volume de um tanque-rede, garantindo um produto final seguro e de qualidade.

ImmunoWall®: resposta mais rápida e efetiva do sistema imune inato

Conforme já abordado no blog (https://bit.ly/2X1m1Dg), os peixes, assim como os mamíferos, possuem o sistema imunológico inato e adaptativo. O inato é responsável pelas respostas primárias, em que a ação é rápida, não específica e sem memória contra recontaminações, enquanto o adaptativo é responsável pelas respostas específicas que, em outras palavras, é uma reação intensa com anticorpos específicos para cada patógeno.

E para obter uma resposta mais rápida e efetiva do sistema imune inato, a ICC Brazil apresenta ImmunoWall®, uma parede celular de levedura Saccharomyces cerevisiae com 35% de β-glucanas (1,3 e 1,6) e 20% de mananoligossacarídeos (MOS). ImmunoWall® atua sobre a resposta do sistema imune inato, favorecendo uma resposta mais rápida deste quando na presença de um patógeno ou antígeno, além de possuir alta capacidade de aglutinação de bactérias patogênicas que possuem fímbrias e adsorver uma grande gama de micotoxinas. Este conjunto de ações colabora para a prevenção de enfermidades e resulta em maiores ganhos de produção na aquicultura, por meio da melhora de respostas às infecções e redução do uso de medicamentos, resultando em aumento da rentabilidade.

Está em busca de mais soluções que otimizem o desempenho da aquicultura e melhorem a eficiência do sistema imune dos animais? Então conheça o portfólio completo da ICC Brazil: www.iccbrazil.com/linha-produtos.

 

 

 

Compartilhe:

Publicado em 15 julho de 2020