Série Manejo Seguro: planejar e balancear a nutrição faz a diferença na bovinocultura

Blog

Marcelo Pedrosa Carneiro, especialista em ruminantes da ICC Brazil, aborda os pontos que merecem atenção ao equilibrar desempenho, saúde ruminal e bem-estar animal de bovinos de corte e leite

Com planejamento nutricional, produtores garantem a adequada nutrição do rebanho de bovinos de corte e leite durante todo o processo produtivo, conforme a categoria animal e metas de desempenho. Nesta edição da série “Manejo Seguro”, Marcelo Pedrosa Carneiro, especialista em ruminantes da ICC Brazil, aborda os pontos que merecem atenção no planejamento e balanceamento nutricional da bovinocultura. Confira as informações que ajudam produtores a obter os resultados com segurança.

Ao realizar o planejamento e balanceamento nutricional da produção de bovinos, o administrador rural precisa providenciar o dimensionamento da produção de forragem, a compra de grãos e a aquisição de diversos outros insumos, de preferência consultando uma assessoria profissional especializada. Também é necessário garantir o abastecimento de água de boa qualidade, bem como bebedouros e comedouros adequados a cada sistema de produção e número de animais.

Para isso, é muito importante contar com a assessoria de um nutricionista de confiança que se encarregará da orientação quanto à escolha dos ingredientes que comporão as dietas para cada categoria, levando em consideração a logística e disponibilidade regional dos insumos. Ele também é responsável por elaborar o correto balanceamento de nutrientes nas dietas buscando equilibrar desempenho, saúde ruminal e bem-estar animal.

Cuidados para a acidose não comprometer o planejamento da bovinocultura

Um dos principais distúrbios nutricionais, causa de grande preocupação dos produtores, é a acidose. As dietas de alta energia, geralmente ricas em amido, são muito importantes para obter altos desempenhos em ganho de peso e produção de leite.

O nutricionista deverá dosar cada nutriente para manter o equilíbrio entre saúde ruminal e desempenho na produção e qualidade de carne e leite. Sem o devido balanceamento, essas dietas podem levar ao acúmulo de ácido lático intraruminal e causar o quadro de acidose que, além de provocar lesões no epitélio ruminal diminuindo a motilidade do rúmen e sua capacidade absortiva, pode ocasionar complicações como, diarreias, timpanismo e abcessos hepáticos, produzindo então, desempenhos abaixo do esperado ou até mesmo a morte em casos mais severos.

Uma ferramenta de extrema utilidade nesse caso, é o RumenYeast®, aditivo alimentar da ICC Brazil, totalmente natural, que contribui de forma categórica na prevenção da acidose. Importantes experimentos comprovam que RumenYeast® promove a redução do ácido lático no rúmen, favorece o desenvolvimento intraruminal das bactérias celulolíticas, melhora a digestibilidade da fibra e promove o aumento no ganho de peso e na produção e qualidade do leite.

Quer saber mais sobre as soluções ICC Brazil que ajudam a equilibrar desempenho, saúde ruminal e bem-estar animal de bovinos de corte e leite? Acesse: www.iccbrazil.com/linha-produtos.

 

 

 

Compartilhe:

Publicado em 16 junho de 2020