Período das águas: como palatabilizantes influenciam no alto desempenho do rebanho?

Blog, Gado de corte, Gado de leite

Saiba mais sobre a importância de soluções que contribuem com o ajuste nutricional dos bovinos, como RuMel®, da ICC Brazil.

Com a chegada do período das águas, o desenvolvimento das pastagens é bastante favorecido. Entretanto, a rebrota do capim e de produção de forragem não é suficiente para manter uma boa qualidade nutricional do rebanho.

Isso porque a relativa alta degradabilidade ruminal da proteína do capim nessa fase, associada a teores baixos de carboidratos não fibrosos na planta, acaba limitando o uso eficiente dos nutrientes pelos microrganismos ruminais.

Vale lembrar que, neste momento da produção, muitos bovinos estão em fase de crescimento e reprodução. Desta forma, suas demandas nutricionais aumentam e precisam ser bem atendidas, para que não ocorram perdas na produção lá na frente.

Logo, uma solução para manter o alto desempenho do rebanho no período de águas é fornecer suplementos aos animais. Esta estratégia é fundamental para produções que buscam taxas de ganho mais elevadas. Suplementos minerais, energéticos ou proteico-energéticos, fornecidos na ordem de 0,3% a 0,6% do peso vivo, são opções amplamente utilizadas em vários sistemas de produção para intensificar os ganhos na recria e engorda a pasto no período chuvoso.

Palatabilizantes e a ruminação

Entretanto, não basta apenas oferecer a suplementação no cocho. É necessário pensar em estratégias que garantam o consumo dos animais, uma vez que os pastos ficam ainda mais atrativos neste período.

Uma forma de estimular o consumo e promover o ajuste energético é por meio do uso de palatabilizantes. Pois, quanto mais palatável for a suplementação, maior será o consumo animal e os ganhos nutricionais.

Pensando nisso, a ICC Brazil desenvolveu RuMel®, aditivo energético palatabilizante com intenso aroma de melaço. A solução é uma fonte de carboidratos de alta disponibilidade, que fornece também outros nutrientes essenciais ao rebanho, tais como aminoácidos, vitaminas e minerais.

Assim, RuMel® estimula o consumo da dieta e contribui com o ajuste nutricional para o máximo desempenho dos animais. O aditivo energético conta ainda com 8,5% de cálcio biodisponível, atuando também no controle da acidose em ruminantes. E pode ser utilizado em rações concentradas, suplementos proteico-energéticos a pasto, creep-feed, forragens e no ajuste energético para animais de alta produção.

Quer conhecer mais soluções da ICC Brazil que contribuem com o alto desempenho do rebanho? Acesse agora: http://www.iccbrazil.com/linha-produtos/.

Compartilhe:

Publicado em 11 November de 2020