Série Manejo Seguro: bem-estar animal e instalações na bovinocultura

Blog, Gado de leite

O especialista em ruminantes da ICC Brazil, Marcelo Pedrosa Carneiro, traz informações para melhorar os ambientes e proporcionar bem-estar aos animais

A promoção do bem-estar animal, além de ser uma importante questão humanitária, impacta positivamente na produção e qualidade do leite e carne. O cuidado com as instalações e melhorias dos ambientes são fatores fundamentais sob esse aspecto da produção. O especialista em ruminantes Marcelo Pedrosa Carneiro, da ICC Brazil, traz dicas de cuidados para garantir mais qualidade de vida aos animais e, com isso, aumentar a performance e produtividade dos negócios.

Um dos primeiros pontos de atenção é o acesso livre e contínuo a água fresca e limpa. Manter equipamentos e instalações também limpos, confortáveis e seguros, providenciar áreas de sombreamento de uso irrestrito pelos animais, bem como, obviamente, acesso à luz solar, são práticas que favorecem o bem-estar animal e promovem a qualidade do produto e a rentabilidade do sistema.

E mesmo que nos sistemas pastoris também seja necessário esse controle, reside nos sistemas confinados a maior preocupação. As instalações devem ser projetadas e conservadas pensando no bem-estar animal.

Por exemplo, uma das maiores preocupações em relação às vacas leiteiras de alta produção manejadas em sistemas estabulados (free-stall, compost barn) é o estresse térmico. É um problema que está relacionado com a perda na eficiência produtiva e reprodutiva dos animais, além de provocar distúrbios metabólicos, aumentando as chances de o animal adoecer. Por isso o investimento em equipamentos climatizadores são necessários. Também a produção de bovinos de corte em confinamento se beneficia quando os animais podem se refrescar por meio de sistemas de aspersão de água e acesso ao sombreamento.

E não menos importante, outro aspecto que diz respeito ao bem-estar animal é o modo como os colaboradores da fazenda interagem com o rebanho. Eles precisam ter consciência do seu papel na garantia do bem-estar animal e ser constantemente treinados em práticas de manejo seguro. Os procedimentos rotineiros, seja de transporte e recepção de animais, apartação, identificação, pesagem, controle sanitário, tratos alimentares, ordenha, etc., devem ser feitos com muita calma, higiene, com o mínimo de barulho e cuidando para não ferir ou assustar os animais. A falta de atenção em qualquer desses pontos leva a importantes perdas econômicas e na qualidade da carne e leite.

RumenYeast®: aliado do bem-estar animal

Um importante aliado de quem busca bem-estar animal na produção de bovinos é o RumenYeast®, produto da ICC Brazil. Este aditivo natural, que é incluído na dieta dos animais, agrega valor nutricional e promove significativa melhora na saúde dos ruminantes. O produto, que é composto por metabólitos de fermentação e parede celular de levedura, é a nutrição ideal para a microbiota ruminal, saúde intestinal e fortalecimento do sistema imune. Ele atua no equilíbrio do pH e estimulação das bactérias celulolíticas, proporcionando uma melhor condição do rúmen, deixando assim os animais mais tranquilos e com mais bem-estar.

Quer conhecer mais produtos do portfólio ICC Brazil que são aliados do bem-estar animal e do manejo seguro? Então acesse: www.iccbrazil.com/linha-produtos

 

 

 

Compartilhe:

Publicado em 03 August de 2020