Série Manejo Seguro: importância da genética animal

Blog, Gado de leite

Marcelo Pedrosa Carneiro, especialista em ruminantes da ICC Brazil, explica porque a escolha genética importa para a segurança da produção

A genética dos animais é um pilar do Manejo Seguro tão importante quanto os demais abordados na série. Marcelo Pedrosa Carneiro, especialista em ruminantes da ICC Brazil, explica o porquê da valorização deste ponto entre os produtores de bovinos de corte e leite. Confira!

A começar, a adaptabilidade do animal ao sistema de produção está intimamente ligada ao seu padrão genético. Isso vai além da simples escolha de raças adequadas para cada sistema. Passa por anos e anos de estudos e cruzamentos buscando o melhoramento genético, que tem o objetivo de fazer com que os animais de um rebanho tenham características de produção cada vez mais positivas.

Em tese, busca-se animais mais precoces e produtivos capazes de expressar ao máximo o seu potencial genético conforme a realidade do sistema de produção adotado na fazenda, seja extensivo, semi-intensivo ou intensivo, em regime de pastejo ou confinado, na produção de leite ou corte.

Assim, nas regiões tropicais, os animais zebuínos são mais aconselhados para sistemas extensivos a pasto, pois são mais resistentes aos efeitos do calor intenso, parasitas e qualidade da forragem, sendo capazes de produzir e se reproduzir em níveis satisfatórios. Por outro lado, vacas leiteiras com características raciais predominantemente taurinas são preferidas em sistemas estabulados e climatizados, com dietas altamente concentradas e ordenhadas mecanicamente, pois respondem com altas produções. Já na produção intensiva ou semi-intensiva de bovinos de corte se destacam em desempenho e qualidade da carne algumas raças zebuínas, com destaque para o nelore, altamente adaptada após anos de melhoramento genético e seleção e bovinos de cruzamento industrial.

Portanto, investir na adoção da genética mais adequada para cada sistema de produção é mais um passo importante na obtenção do manejo seguro.

A nutrição potencializa o aproveitamento da genética animal

Fatores genéticos, ambientais e até mesmo condições do parto, interferem no desenvolvimento do trato intestinal que vão, futuramente, ser determinantes na imunidade dos ruminantes. A saúde e desempenho do gado de corte ou de leite estão diretamente relacionados com uma flora intestinal forte e resistente a contaminantes externos. A ICC Brazil possui um portfólio completo de soluções de nutrição animal que colaboram com a qualidade de vida dos animais, potencializando o aproveitamento genético. Acesse e conheça o portfólio: www.iccbrazil.com/linha-produtos.

 

 

 

Compartilhe:

Publicado em 08 setembro de 2020