Soluções para a nutrição dos Pets

Blog, Pet

ImmunoWall® como aditivo modulador e Flavor´sUP® para aumentar a palatabilidade – uma dupla que contribui para o fortalecimento do sistema imune de cães e gatos 

O ImmunoWall® é produzido a partir da fermentação da cana de açúcar para produção de etanol. Neste processo as células de levedura passam por inúmeros ciclos de fermentação, tornando a parede celular mais densa e resistente, resultando em altas quantidades de carboidratos funcionais e menor teor de gordura em sua composição, sendo menos digestível no trato gastrintestinal. Este processo agressivo de fermentação confere ao produto uma alta proporção de β-glucanas: MOS.

As leveduras são organismos unicelulares compostos de uma camada externa (parede celular) e de um citoplasma proteico em seu interior. De uma maneira simplificada, podemos dizer que a segregação da parede celular e do citoplasma da levedura é obtida através de um processo de autólise seguido de centrifugações.

A parede celular de levedura Saccharomyces cerevisiae é composta de fibras funcionais altamente purificadas e obtidas durante o processo de fermentação da cana de açúcar para produção do etanol.

Os principais componentes da parede celular de levedura são compostos principalmente por carboidratos funcionais como mananoligossacarídeos (MOS) e β-glucanas.

A importância e a função do MOS está vinculada principalmente a aglutinação de algumas bactérias patogênicas comumente encontradas no trato digestório dos animais.

Durante o processo de autólise, alguns “buracos” são criados na parede celular (Fig. 01 e 02) e se tornam sítios de ligação ideais para bactérias que possuem fímbria tipo 1. Com isto, o acoplamento de bactérias gram-negativas a superfície das células intestinais não ocorre. Este mecanismo acontece graças à constituição particular desse grupo de bactérias que apresentam resíduos de D-manose em suas fímbrias. Patógenos com fímbrias tipo 1 manose-específica se ligam ao MOS prontamente e são eliminados junto com as fezes (BASSAN et al., 2008).

As β-glucanas são polissacarídeos estruturais da parede celular de levedura, fungos e alguns cereais, que se diferenciam pelo tipo de ligação entre as unidades de glicose da cadeia principal e pelas ramificações que se conectam a essa cadeia.

A ação das β-glucanas está associada ao aumento da atividade imunológica e adsorção de micotoxinas polares, não polares e bipolares através das interações por ligações de hidrogênio e Van der Waals, sendo posteriormente eliminadas.

O percentual e tipos de ligação das β-glucanas são de grande importância para avaliar a capacidade de ativação imunológica.

Pesquisa e Desenvolvimento - Ração mais Palatável

A ICC Brazil produziu um material para profissionais que querem ampliar seu conhecimento técnico sobre a importância da palatabilidade, nutrição animal, e de como isso reflete no fortalecimento do sistema imunológico dos pets. O conteúdo traz informações baseadas em experimentos científicos, realizados in vivo, e apresenta resultados comprovados e aprovados pela comunidade cientifica.

Investigación Y Desarrollo – Alimento Más Palatable

ICC Brazil ha producido un material para profesionales que desean ampliar su conocimiento técnico acerca de la importancia de la palatabilidad, la nutrición animal, y de cómo eso se refleja en el fortalecimiento del sistema inmunitario de los pets. El contenido proporciona información basada en experimentos científicos realizados in vivo, y presenta resultados comprobados y aprobados por la comunidad científica.

Research and Development - More palatable feed

ICC Brazil developed a material for professionals who wish to broaden their technical knowledge on the importance of palatability and animal nutrition, and how this reflects on strengthening the immune system of pets. The content brings information based on scientific in vivo experiments and presents proven and attested results.

A suplementação com β-glucanas nas dietas para cães e gatos é essencial em alguns períodos críticos e de maior suscetibilidade, como no pós-desmame e velhice. Durante a gestação apenas uma pequena quantidade de imunoglobulina G é transferida para a prole in útero. Portanto é importante o fornecimento de quantidades adequadas de colostro e leite. Tanto o colostro de cães quanto de gatos são ricos em IgG.

Entre a 4ª e 12ª semanas os filhotes atravessam um período crítico. A imunidade transmitida pelo colostro decresce gradualmente até atingir um nível quase indetectável, após a 4ª semana, o que é chamado de “lacuna de imunidade”.

Flavor´sUP® – Palatabilidade e digestibilidade juntas

Os alimentos fornecidos aos animais de companhia são altamente nutritivos e devem ser atraentes ao seu paladar. Por esse motivo, a utilização de ingredientes que realçam o sabor e estimulam o olfato são cruciais para a alimentação animal, pois melhoram a padronização do produto e características sensoriais dos alimentos.

Os benefícios do uso desses ingredientes são vários, dentre eles está a satisfação e o prazer de ingerir um alimento atrativo, estimulando o consumo.

Flavor´sUP® é proveniente de um processo de autólise completa que isola o conteúdo celular da levedura e rompe cadeias proteicas em peptídeos e aminoácidos por ação de enzimas endógenas, proporcionando um produto solúvel realçador de sabor. O Flavor´sUP® é rico em ácido glutâmico e vitaminas do complexo B, purinas e pirimidinas.

No Teste de Preferência Alimentar feito durante quatro dias, com o uso de Flavor´sUP® como realçador de sabor em rações para cães da raça Beagle, apontou um consumo médio 243% superior ao consumo médio de ração com levedura de cerveja.

***Pesquisa conduzida em Kennelwood inc, EUA, 2019.

Compartilhe:

Publicado em 06 August de 2019

Quer saber mais?
Fale com um especialista!