A primeira semana é a que registra maior índice de mortalidade nos aviários
Além da preocupação com o espaço físico, quanto a temperatura e outros fatores de biossegurança dos galpões, onde se alojam os pintinhos na primeira semana de vida, o balanço nutricional da alimentação das aves está diretamente relacionada a saúde financeira do produtor.
Por ser uma família que, originalmente come de tudo, desde pequenos insetos até peixes e mamíferos, a dieta das aves se desenvolveu de maneira variada de acordo com as adaptações físicas das espécies.
Frutas, legumes e ração permeiam as variações alimentares das aves. No caso dos animais de produção o mais recomendado são as rações, específicas para cada fase. As rações são desenvolvidas para suprir as necessidades nutricionais com relação a quantidade de gordura e proteína que o pintinho vai precisar após eclodir, deixando a fase embrionária e tendo seus primeiros contatos com a vida.
Uma dieta balanceada deve considerar ainda a suplementação de nucleotídeos livres, nucleotídeos dietéticos, carboidratos funcionais, polipeptídeos de cadeia curta, aminoácidos livres entre outros que, certamente vão refletir em um bom desenvolvimento dos animais e fortalecimento do sistema imune.
Nutrição das Aves & Desenvolvimento
As condições físicas das aves é fator determinante para a lucratividade dos produtores. Frango de corte com baixo peso, coxa e peito pouco desenvolvidos, são sinais de animais que tiveram problemas nutricionais na fase inicial de vida; considerando neste caso, a primeira semana como período primordial para desenvolver esses aspectos.
Por não possuírem papilas gustativas a estratégia de alimentação para as aves, principalmente na primeira semana, tem desafios sensoriais. Além disso, os primeiros alimentos precisam, primordialmente, ter alta digestibilidade. Isso é unânime entre os técnicos e especialista em nutrição animal.
Material ilustrado pautado em dados de experimentos científicos (in vivo), produzido por doutores na área de nutrição animal.
Essa unanimidade se dá pois, nesta fase o sistema digestivo se desenvolve de modo acentuado. Logo, estimular é essencial para garantir melhor funcionalidade do organismo.
Desafios e Soluções
A segurança alimentar é uma preocupação latente no setor de produção porque reflete na qualidade do produto que será exportado. Diante disso, a procura por aditivos naturais e eficientes se tornaram necessários para o mercado.
O Hilyses é um aditivo muito bem aceito no organismo dos animais jovens e no período de transição ao desmame. No caso das aves, na fase pós eclosão. Como componente nutricional, usado em rações da categoria premium, contribui para o fortalecimento do sistema imune das aves nesta fase de desenvolvimento por intensificar a multiplicação de células influenciando de maneira positiva o metabolismo e o crescimento de tecidos.
A hidratação é parte fundamental da dieta, principalmente na primeira semana. É um processo cíclico. Como produzem pouca saliva as aves precisam beber mais água.
Enfim, para ter um bom resultado é preciso suprir a carência nutricional, em especial na primeira semana e estar atento ao consumo do alimento, observando a estrutura física e o consumo de água dos animais para uma produção lucrativa e que promova segurança alimentar em todas as fases.
Publicado em 26 September de 2019