Estresse nos primeiros dias de vida de bezerros: como superar?

Releases

Por Liliana Borges e Melina Bonato, P&D, ICC Brazil

A primeira semana de vida dos bezerros, que pertence à fase de cria, constitui o período mais crítico, visto que 50% da taxa de mortalidade no primeiro ano ocorrem neste período onde a saúde é fortemente influenciada por vários fatores estressantes.

O estresse é uma resposta do organismo animal a um estímulo, e quando o associamos com situações negativas, a queda em desempenho e produtividade é inevitável, uma vez que a saúde animal é afetada, principalmente nos primeiros dias de vida. Os animais podem sofrer estresses psicológicos (manejo e situações novas) ou físicos (fome, sede, fadiga, lesões ou extremos térmicos), levando ao aparecimento de doenças e queda brusca de desempenho.

Na primeira semana de vida, a imunidade passiva dos bezerros não é totalmente estabelecida, o que os tornam susceptíveis às doenças neonatais, como diarreias e pneumonias, comumente encontradas nas propriedades podendo levar a grandes índices de mortalidade. Devido a isso, o cuidado com a nutrição nesta fase é essencial e fator decisivo para o sucesso da criação, como a ingestão de colostro nas primeiras horas de vida que fornece anticorpos aos bezerros.

O colostro possui uma alta concentração de sólidos totais, proteínas e altos níveis de imunoglobulina (IgG, IgA e IgM), onde a concentração diminui com o tempo de lactação. Deve ser fornecido rapidamente após o nascimento, pois as imunoglobulinas são absorvidas com mais eficiência entre 12 e 18 horas, sendo que ao completar 24 horas pós nascimento a quantidade absorvida é reduzida.

Durante a fase de amamentação, alimentos sólidos são introduzidos aos poucos, sendo essenciais para o desenvolvimento do rúmen, levando à transição de animal monogástrico para ruminante (poligástrico).

Devido a isso o manejo alimentar neste período de desaleitamento tem influência significativa para que não ocorra estresse, problemas digestivos e rejeição do alimento.

No mercado encontramos aditivos naturais capazes de fornecer compostos que estimulam o organismo a responder com mais eficiência os estímulos estressantes impostos pelo campo. Muitos desses aditivos são utilizados para fornecer um suporte à imunidade e prevenir a contaminação por patógenos, proporcionando uma melhora no estado geral de saúde.

As leveduras são amplamente utilizadas na nutrição de ruminantes demonstrando diversos benefícios já comprovados. O RumenYeast®® é uma levedura Saccharomyces cerevisiae pura submetida ao processo de autólise onde seu conteúdo celular interno é extravasado, contendo ainda os sólidos solúveis por fermentação do meio. O produto final é composto por vitaminas, peptídeos, aminoácidos livres e carboidratos funcionais, como MOS e β-glucanas.

Dois testes foram realizados em uma fazenda comercial na Russia com bezerros holandeses. O primeiro teste foi realizado com bezerros do nascimento até dias. Foram utilizados 50 bezerros divididos em dois grupos, Controle e suplementado com RumenYeast®® (10 g/cabeça/dia). Estes animais foram alimentados com colostro e leite. Foram analisadas as taxas de incidência de doenças intestinais e sobrevivência até os 10 dias de idade, assim como o ganho de peso corporal do nascimento até dois meses de idade.

Gráfico 1. Taxa de incidências de doenças intestinais e sobrevivência em bezerros alimentados com RumenYeast® do nascimento até dez dias de idade.

bezerro

 

De acordo com o gráfico 1, observamos que a suplementação de RumenYeast® proporcionou uma redução de 65% na taxa de incidências de doenças intestinais e 50% na taxa de mortalidade.

Tabela 1. Ganho de peso corporal de bezerros aos dois meses alimentados com RumenYeast® do nascimento até dez dias de idade.

bezerro

A suplementação de RumenYeast® do nascimento aos dez dias de idade, proporcionou um maior peso corporal, sendo 7,3% a mais no primeiro mês e 10,9% no segundo mês de idade. Assim como, levou a um ganho de peso diário superior ao grupo controle de 25% do nascimento ao primeiro mês e 28% do primeiro ao segundo mês de idade (Tabela 1).

O segundo teste foi realizado com bezerros de dez a 30 dias de idade, período de transição da dieta líquida para sólida. Foram utilizados 50 bezerros divididos em dois grupos, Controle e suplementado com RumenYeast® (10 g/cabeça/dia). Os animais estavam infectados com rotavírus enteritis, mas foram curados antes do início do teste. Os parâmetros analisados foram a taxa de incidência de doenças intestinais, distúrbios respiratórios e dias de duração das doenças até dois meses de díade; bem como o ganho de peso de dez a dois meses de idade.

Gráfico 2. Taxa de incidência de doenças intestinais e distúrbios respiratórios (%) durante o período de ingestão de leite (até dois primeiros meses de idade).

bezerro

Gráfico 3. Taxa de incidência de doenças intestinais (dias) e distúrbios respiratórios (dias) durante o período de ingestão de leite (até dois primeiros meses de idade)

bezerro

A suplementação com RumenYeast® reduziu 27% na incidência de doenças intestinais e 35% na incidência de distúrbios respiratórios (Gráfico 2); bem como reduziu os dias de duração das doenças intestinais, respiratórias e diarreia (Gráfico 3).

Tabela 2. Ganho de peso corporal de bezerros aos dois meses alimentados com RumenYeast® do nascimento até dez dias de idade.

bezerro

 

RumenYeast® proporcionou um peso corporal superior ao grupo controle em 6,3% no primeiro mês e 13,5% no segundo mês. Ainda levou a uma melhora de ganho médio diário de 49% em relação ao grupo controle (Tabela 2).

Os resultados destes testes comprovam que RumenYeast® foi eficiente na redução de estresse nos primeiros dias de idade, considerada a fase mais crítica, conferindo melhor saúde geral e consequentemente melhor desempenho desses animais.

Garantir um programa adequado de manejo, nutrição e sanidade durante os primeiros dias de vida dos bezerros são essencial para o desempenho, como podemos conferir nos resultados apresentados. Assim sendo, fornecer aditivos naturais que proporcionem um suporte adequado para que os bezerros respondam com melhor eficiência aos desafios e estímulos estressantes impostos pelo campo, é de extrema importância aos sistemas de criações intensivas. RumenYeast®, além de ser uma fonte de vitaminas, peptídeos, aminoácidos livres, fornece carboidratos funcionais, como MOS e β-glucanas, conferindo ótimos benefícios à nutrição e saúde de ruminantes.

Referências

GRANDIN, T. Assessment of Stress During Handling and Transport. Journal of Animal Science 1997, 75: 249- 257.

MARTUSCELLO, J. A.; LIZIEIRE, R. S.; CUNHA, D. N. F. V.; CAMPOS, O. F. Efeito da substituição parcial de concentrado inicialpor feno de coastcross sobre a performance de bezerros desaleitados precocemente. Rev. Univ. Rural, Rio de Janeiro, v. 24, n.2, p. 119-124, 2004.

WATTIAUX, Michel A. Essenciais em Gado de Leite: Criação de novilhas do nascimento à desmama – observações gerais sobre algumas práticas de manejo. University of Wisconsin-Madison, Instituto Babcock para Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Internacional. 2011.

Compartilhe:

Publicado em 13 novembro de 2019