Nutrição animal no verão: saiba como superar os principais desafios da estação
Aves, Blog, Gado de corte, Gado de leite, Ruminantes, Suínos
Confira as dicas da ICC Brazil para manter o alto desempenho e bem-estar animal frente às condições do período.
Com a chegada do verão, as temperaturas sobem e as chuvas aumentam. Estes e muitos outros fatores da estação influenciam diretamente o agronegócio, desde o plantio dos ingredientes usados para a alimentação até o desempenho e bem-estar dos animais. Neste conteúdo, reunimos dicas que fazem a diferença na gestão nutricional das produções nesta estação do ano. Confira!
Para começar, é preciso lembrar que o verão favorece o desenvolvimento das pastagens, que são então intensamente utilizadas na cria, recria, engorda e na produção de leite. Entretanto, como já explicamos aqui no blog, mesmo com boa qualidade do capim nesta estação, em muitos casos não é suficiente para suprir os nutrientes necessários ao alto desempenho do rebanho. Por isso, no período das águas, é fundamental manter a suplementação nutricional dos bovinos conforme as metas de desempenho.
Na publicação “Nutrição de Bovinos de Corte – Fundamentos e Aplicações”, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), é explicado que “o momento mais importante para se preocupar com a suplementação mineral é no período das águas, para que se consiga extrair ao máximo o potencial de ganho da pastagem que, de outra forma, poderia ser limitado por alguma deficiência mineral. O Na (sódio) e outros sais presentes em grandes quantidades na água podem reduzir o consumo da mistura mineral, comprometendo a ingestão balanceada de minerais”.
Vacas leiteiras de alta produção enfrentam ainda o desafio do estresse térmico, mais intenso no verão tropical. De acordo com a série “Manejo Seguro”, as vacas apresentam, sob este estado, maior exigência de mantença devido à maior taxa respiratória para a dissipação do calor. Pois, ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de matéria seca, o consumo de proteína e energia também são reduzidos. A intensa taxa respiratória pode levar à alcalose, em que ocorre perda de bicarbonato via urina, Na (sódio) e K (potássio) pelo suor, reduzindo a capacidade de tamponamento ruminal. Então, além de providenciar sombreamento e climatização das instalações, o pecuarista deve garantir o acesso a água fresca e de boa qualidade, com a mineralização correta do rebanho e balanceamento nutricional.
Na avicultura e suinocultura, além de manter a nutrição balanceada com ingredientes de alta qualidade, vale a pena reforçar os cuidados com a hidratação, já que as altas temperaturas podem aumentar as taxas de mortalidade animal e interferir nos índices de produtividade.
Na publicação “Água na Avicultura: importância, qualidade e exigências“, também compartilhada pela Embrapa, é explicado que: “quando comparada com os grãos e farelos utilizados na alimentação animal, a água ainda pode ser considerada um nutriente barato, de composição estável e abundantemente disponível, sendo sua importância ignorada”. Desta forma, a água é chamada como “Nutriente Esquecido”.
A água é considerada o nutriente mais importante para as aves e seu consumo é afetado diretamente pela temperatura ambiental e umidade relativa do ar, sendo a temperatura o principal fator. Em condições normais de temperatura ou conforto térmico, a relação do consumo de água com consumo de alimento é em torno de 2:1. No entanto, em temperaturas elevadas esta relação aumenta, estimando-se que para cada 1ºC acima do normal, o aumento do consumo é em volta de 7% – mas vale ressaltar que que há uma variação para cada fase de crescimento. Assim sendo, é de extrema importância fornecer às aves o livre acesso à água limpa, fresca, de qualidade e livre de contaminações para atingir o sucesso da criação.
Para suínos, o consumo de água também é um fator essencial, principalmente no verão, exigindo os devidos cuidados nutricionais e de manejo, conforme compartilhado pelo portal “Suinocultura Industrial”. Além do fornecimento da água de ser livre acesso e de qualidade, assim como para aves, para os suínos há uma preocupação relacionada com a perda de peso e limpeza, que podem levar a episódios de congestão alimentar e estresse, prejudicando a produtividade.
O verão, ainda, é caracterizado como o período no qual os suínos consomem menos energia, possibilitando aos produtores o menor fornecimento de ingredientes energéticos na ração. Este fator, somado ao suprimento adequado da água, faz com que a criação apresente bons índices de produtividade.
Mantenha o desempenho animal no verão com as soluções ICC Brazil
A ICC Brazil possui um portfólio completo de soluções que contribuem com a superação dos desafios da produção animal, incluindo os impostos pela chegada do verão.
O aditivo energético palatabilizante RuMel®, por exemplo, estimula o consumo da dieta pelos bovinos, enquanto o aditivo RumenYeast® atua no controle da acidose, melhora a digestão ruminal e saúde intestinal, proporcionando assim maior desempenho e bem-estar dos animais.
Material ilustrado pautado em dados de experimentos científicos (in vivo), produzido por doutores na área de nutrição animal.
Para os desafios da avicultura, a solução mais indicada é o ImmunoWall®, que age estimulando diretamente o sistema imune inato através das β-glucanas, aglutinando as bactérias patogênicas pelo MOS. Os resultados são refletidos na melhora da integridade intestinal, redução de infecções e aumento do bem-estar, impactando de forma positiva na produtividade das aves.
Na suinocultura é possível superar as condições do verão com Hilyses®, que possui nucleotídeos e nucleosídeos livres capazes de colaborar com os momentos que exigem intensa multiplicação celular, como períodos de estresse, fases iniciais de crescimentos, lactação, e demais desafios impostos pelo campo.
Para conhecer todas as soluções da ICC Brazil que ajudam a manter o desempenho animal no verão, acesse: https://iccbrazil.com/linha-produtos/.
FONTES:
https://www.embrapa.br/qualidade-da-carne/carne-de-aves/producao-de-aves/nutricao
https://www.embrapa.br/qualidade-da-carne/carne-bovina/producao-de-carne-bovina/nutricao
http://www.feedfood.com.br/en/noticias/4/nutricao-pode-auxiliar-manejo-de-aves-no-verao
https://iccbrazil.com/serie-manejo-seguro-bem-estar-animal-e-instalacoes-na-bovinocultura/
Manejo alimentar de bovinos. Anais do 9º Simpósio sobre Nutrição de Bovinos. FEALQ. 2011
Publicado em 10 dezembro de 2020